sábado, 28 de fevereiro de 2009

Categoria:RELIGIOSAS



A VERDADEIRA PÁSCOA

Dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo...
Disposto a ser o maior exemplo do amor e verdade que a humanidade conheceria.
Sua proposta de vida não foi entendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.

Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que, ao terceiro dia, a vida aconteceu.
A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição.

PÁSCOA,
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade e da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.
E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos.

Cristo morreu, mas ressuscitou.
E fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que esta seja a verdade da sua Páscoa.

FELIZ PÁSCOA!


RESPOSTA DE JESUS QUANDO ORAMOS O PAI-NOSSO

Filho meu que estás na Terra, preocupado, confundido, desorientado, solitário, triste, angustiado... Eu conheço perfeitamente teu nome, e o pronuncio abençoando-te porque te amo.

Não!.. Não estás sozinho, porque eu habito em ti; juntos construiremos este Reino, do qual serás meu herdeiro. Desejo que sempre faças minha vontade, porque minha vontade é que sejas feliz.

Deves saber que contas sempre comigo porque nunca te abandonarei e que terás o pão para hoje. Não te preocupes. Só te peço que sempre o compartilhes com teu próximo... com teus irmãos.

Deves saber que sempre perdôo todas tuas ofensas, antes, inclusive, e que as cometas, ainda sabendo que as farás, por isso te peço que faças o mesmo com os que te ofendem.

Desejo que nunca caias em tentação, por isso segure bem forte a minha mão e sempre confie em mim e eu te libertarei do mal.

Recorde e nunca te esqueças que TE AMO desde o início de teus dias, e te amarei até o fim dos mesmos...

EU TE AMAREI SEMPRE PORQUE SOU TEU PAI! Que Minha Bênção fique contigo e que meu Eterno Amor e Paz te cubram sempre porque no mundo não poderá obtê-las como Eu somente as dou porque... EU SOU O AMOR E A PAZ!

Por favor envie esta oração a todos aqueles que amem e que deseje que eu também os abençoe como a ti...

Graças

Pai


A CRUZ

Antônio chegou ao Paraíso e foi direto falar com São Pedro.

-- São Pedro, a minha vida na Terra foi muito difícil. A minha cruz era muito grande e o fardo muito pesado. Reclamava demais de sua vida e dos problemas enfrentados. Tempos difíceis dizia ele.

-- São Pedro respondeu -- Filho, a tua jornada na terra ainda não acabou. Terás que retornar, para cumprir o restante dos mandamentos do Senhor.

-- Antônio espantado falou -- São Pedro, achei que já estava diante do Paraíso. Tenho que voltar par cumprir mais tarefas? Carregar de novo a minha cruz tão pesada?

-- Sim, respondeu São Pedro. Mas poderás entrar naquele quarto ali e escolher uma nova cruz para você voltar a terra.

Assim que Antônio chegou ao quarto viu muitas cruzes de diversos tamanhos e com pesos variados. Tinham cruzes
que não se conseguia ver o topo de tão alta.

Outras eram tão largas, mais tão largas, que cem homens não conseguiriam abraça-las. Em todos os cantos eram
milhares de cruzes de ferro, de pedra, de madeira,
em fim de todos os tipos e cores.

Antônio, então avistou num cantinho do quarto
uma cruz pequenina, feita de madeira leve e toda
pintada de branco. Uma beleza de cruz.

Antônio muito esperto, apanhou rapidamente a
pequena cruz e disse a São Pedro.

-- São Pedro, esta é a cruz que eu escolhi para voltar a Terra.

E São Pedro lhe respondeu -- Meu filho esta cruz que você escolheu, é a cruz que você sempre carregou pelo Mundo afora.

Moral da estória:

Antes de reclamar da vida, olhe para lado, veja o tamanho da cruz que o seu semelhante mais próximo está carregando e tire as suas próprias conclusões.

O Poder Sublime da Fé

Quem tem fé em Deus nunca está sozinho e nem anda na escuridão, pois a Luz do seu Amor nos ilumina os caminhos do nosso coração.
Quando o dia amanhece e salto da cama, sempre agradeço a Deus a oportunidade de ter tido um sono tranqüilo, pelo novo dia que cheguei vivo e com saúde ou por vezes até doente mas ainda vivo, e rogo para que Ele me dê saúde do corpo, da alma e da mente, para que eu tenha inspiração para fazer o melhor possível muito melhor que ontem, por mim e pelas pessoas que me rodeiam; que me proteja de todos os perigos de cada esquina e das tentações de fazer alguma coisa incoerente, que venha a me prejudicar lá na frente ou a alguém, se eu por acaso pegar o bonde errado da vida.
Viver não é nada fácil e num vacilo, poderemos sofrer bastante alguma profunda tristeza ou decepção, por vezes chegando a perder até o que temos de mais importante e que mais estimamos como a nossa Liberdade e a nossa Vida.
Peço sempre a Deus que me dê a oportunidade de estar sempre no lugar certo e na hora certa para que eu seja muito mais feliz, pois nunca sabemos qual o caminho que nos leva ao lugar errado na hora errada.
Para sermos felizes e conquistarmos nossos sonhos não é nada fácil, pois os caminhos são árduos e difíceis, feitos de muita luta e por vezes, o que levamos anos para construir, como um nome respeitado dentro da sociedade que inspire confiança, em apenas uma ação impensada e tudo estará perdido e para reconstruirmos nossa vida novamente, não será nada fácil pois o peso da dor nos acompanhará na tentativa de nos reerguermos.
Muitas vezes estamos muito quietinho em nosso canto, no paraíso do prazer da felicidade plena e da paz e nos deixamos iludir pelo brilho de uma ilusão efêmera, que é tal qual uma miragem no deserto e por vezes, mergulhamos nela para perder tudo depois, pois conforme está escrito lá em Provérbios 14:12, “há caminhos que ao homem parece direito, mas ao final são caminhos de morte”.
Devemos estar sempre espertos e atentos para o que nos rodeia, pois o joio e o trigo se parecem bastante e entre as plantações que nos saciam a fome, também nascem ervas daninhas.
Aprendi a ler as cartas da vida nos momentos bons e ruins que tive para não sofrer depois, mas mesmo assim, o sofrer e o errar faz parte de nossa aprendizagem e evolução como seres humanos no entanto, permanecer no erro, é estar sempre mergulhado constantemente na ilusão que é uma cascata de dor e derrota.
Ninguém nasceu para ser um perdedor, pois só o simples fato de nascer já é uma conquista fabulosa.
Muita gente julga que a felicidade plena, é feita tão somente de bens materiais quando não é, visto que a vida nos prova através do riso de uma criança, de um mendigo ou da família mais pobre e carente que mora embaixo de um viaduto e mesmo assim ainda ri sem se lamentar do passado, sem blasfemar do estado em que vive, despreocupada até com o futuro incerto, pois a felicidade é um estado de espírito que ninguém pode comprar por mais dinheiro que tenha.
Devemos procurar ser racionais, compreensíveis e pacientes diante de certas pessoas que nos machucam a alma e das situações por mais adversas que surjam, pois exercitar a paciência e o perdão já é um bom caminho que nos ilumina a alma de paz que é o que mais importante que podemos ter na vida e nossa alma anceia.
Prá mim, estar em paz com Deus e com o mundo é o êxtase do meu prazer no entanto, quando machuco alguém, sofro mais do que o sofrimento que esta pessoa me causou e me curvo sem orgulho diante do seu perdão, para que eu sinta a felicidade fruir no meu coração novamente.
Não é preciso ter uma religião, viver com os joelhos em chaga dentro de uma igreja, ou subir uma montanha em oração com uma pesada pedra na cabeça para encontrar Deus, pois apenas uma palavra de amor nos aproxima Dele, que nos abençoa com a glória e a riqueza desta paz e a felicidade que tanto precisamos.
E, se a doença nos cerca ou a alguma pessoa de nossa família ou alguém que amamos nos deixando aflitos e mergulhados em preocupações, devemos deixar que a Luz da Fé brilhe sobre eles e nossas almas pois o que tem de ser será feito, visto que existem coisas que só cabe a Deus cuidar e decidir e é justamente aí aonde somos provados como Jó, para que depois lá no futuro, recebamos a glória da felicidade em dose dupla pois Ele nunca nos esquece por mais que não creditemos Nele, o Senhor do Destino.
Resumindo tudo, sempre entrego meu caminho ao Senhor, confio Nele e Ele sempre me atende pois a minha fé é muito maior que qualquer problema ou aborrecimento que eu venha a ter pois nenhum problema e nenhuma dor é eterna se eu buscar estar em paz comigo mesmo.
Espero que esta mensagem tenha servido para que você mergulhe na sua consciência, e veja o quanto é feliz por estar vivo e ser tão abençoado tanto por Deus, mesmo que seja um ateu e não acredite Nele que acredita demais em você, a ponto de lhe presentear com a vida que vive.


Diário de uma Bíblia

20 DE JANEIRO
Passei uma semana calma. Nas primeiras noites do Ano Novo, meu proprietário me leu diariamente, mas agora parece que me esqueceu.

16 DE FEVEREIRO
Hoje foi faxina geral de final de verão. Fui desempoeirada como outros objetos e recolocada em meu lugar.

24 DE MARÇO
Fui utilizada depois do café pelo meu proprietário. Ele analisou alguns trechos e me levou ao culto.

08 DE MAIO
Hoje foi um dia duro de trabalho. Meu proprietário dirigiu um estudo bíblico e teve que procurar vários versículos. Raras vezes os encontrava, mesmo estando todos no velho lugar.

01 DE JUNHO
Hoje alguém colocou um trevo de quatro folhas entre minhas páginas.

29 DE JUNHO
Fui colocada, juntamente com roupas e outros objetos, dentro de uma mala. Parece que estamos em viagem de férias.

10 DE JULHO
Ainda estou na mala, embora quase todos os outros objetos já tenham sido retirados.

15 DE JULHO
Estou novamente em casa, no meu velho lugar. Foi uma viagem cansativa. Não entendo porque tive que participar dessa viagem.

10 DE AGOSTO
Hoje fui utilizada por Maria. Ela escreveu para sua amiga e procurou um versículo para ela, pois seu pai faleceu.

20 DE AGOSTO
Novamente fui desempoeirada.
Seria esta a sua Bíblia?


O Poder da prece

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e lhe pediu fiado alguns mantimentos.

Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar. O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento.

Pensando na necessidade da sua família ela implorou: "Por favor senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver..." ao que ele respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja.

Em pé no balcão ao lado, um freguês que assistia a conversa entre os dois, se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família por sua conta.

Então o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher:
"Você tem uma lista de mantimentos?"

"Sim", respondeu ela .

"Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos"

A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança. Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo. Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado: "Eu não posso acreditar!"

O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos
no outro prato da balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada. O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido.

Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia:- "Meu Senhor, o senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em suas mãos..."

O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silencio, que agradeceu e deixou o armazém. O freguês pagou a conta e disse: "Valeu cada centavo..."

Só mais tarde o comerciante pode reparar que a balança havia quebrado, entretanto só Deus sabe o quanto pesa uma prece...


Quando você receber esta mensagem, faça uma prece. É só isso o que você deve fazer. Faça uma prece para uma pessoa que sabe estar necessitada Isto é poder. Continue rezando sempre... vale a pena. E não esqueça de Sorrir !!! também vale a pena...



O Caminho

Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas...

No dia seguinte, um cão que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.

Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praguejando, até com um pouco de razão... Mas não faziam nada para mudar a trilha.

Depois de tanto uso, esta acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro.

Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade.

Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro... Centenas de anos antes...

Os homens tem a tendência de seguir como cegos pelas trilhas de bezerros de nossa mente, e se esforçam de sol a sol a
repetir o que os outros já fizeram.

Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único...
Sem se atrever a mudá-lo.

A propósito, qual é o seu caminho???



Hospital de Deus

Fui ao hospital de Deus para fazer um check-up de rotina, e constatei que estava doente.

Quando Jesus mediu minha pressão, verificou que estava baixa de TERNURA.

Ao tirar a temperatura, o termômetro registrou 40 graus de EGOÍSMO.

Fiz um eletrocardiograma e diagnosticaram que eu necessitava de um monte de AMOR.

Pois minhas veias estavam bloqueadas por não abastecer meu CORAÇÃO VAZIO.

Ortopedicamente, tinha dificuldades de andar lado a lado e não conseguia abraçar os irmãos por ter fraturado o braço ao tropeçar na minha VAIDADE.

Tinha miopia constatada por não enxergar além das APARÊNCIAS.

Queixei-me de não poder ouvi-lo, diagnosticou bloqueio em decorrência das PALAVRAS VAZIAS do dia-a-dia.

Obrigado Senhor! Por não ter custado nada a consulta, pela Sua Grande Misericórdia.

Prometo, após ser medicado e receber alta do hospital, somente usar os REMÉDIOS NATURAIS que me indicou e estão na Bíblia.

Vou tomar, ao levantar, chá de OBRIGADO DEUS POR ESTE DIA.

Ao entrar no trabalho, uma colher de sopa de BOM DIA. E de hora em hora, um comprimido de PACIÊNCIA com meio copo de HUMILDADE.

Ah, Senhor! Ao chegar em casa vou tomar uma injeção de AMOR e, ao deitar duas cápsulas de CONSCIÊNCIA TRANQÜILA, por obedecer-lho.

Assim tenho certeza, não ficarei mais doente. E prometo prolongar este tratamento preventivo por toda a minha vida, para que quando o Senhor me chamar, seja por morte natural.

Obrigado Senhor e perdoe-me por ter tomado seu tempo.
Do seu eterno cliente: EU...




Mensagem de Natal

Senhor, quisera neste Natal armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar, em vez de presentes, os nomes de todos os meus amigos. Os amigos de longe e os de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro. Os sempre lembrados e os que as vezes ficam esquecidos.

Os constantes e os intermitentes. Os das horas difíceis e os das horas alegres. Os que sem querer magoei ou, sem querer me magoaram. Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles que me são conhecidos apenas pelas aparências. Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.

Meus amigos humildes e meus amigos importantes. Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida. Uma árvore de raízes muito profundas, para que seus nomes nunca mais sejam arrancados do meu coração.

De ramos muito extensos, para que novos nomes, vindos de todas as partes, venham juntar-se aos existentes. De sombra muito agradável, para que nossa amizade seja um momento de repouso, nas lutas da vida.

Que o natal esteja vivo em cada dia do ano novo que se inicia, para que as luzes e cores da vida estejam presentes em toda a nossa existência e concretizem, com a ajuda de Deus, todos os nossos desejos.

Feliz Natal !




Verdade

Uma sábia e conhecida anedota árabe diz que, certa feita, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.

- Que desgraça, senhor! - Exclamou o adivinho. - Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente - gritou o sultão, enfurecido. - Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!

Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.

A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.

- Lembra-te meu amigo respondeu o adivinho que tudo depende da maneira de dizer... Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.
Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas.

A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta.
Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.



E Deus disse não

Eu pedi a Deus para remover meu orgulho, e Deus disse: "NÃO." Ele disse que não era tarefa dele, mas que era para eu abrir mão...

Eu pedi a Deus para tornar meu irmão paraplégico em uma criança normal, e Deus disse: "NÃO." Ele disse que o Espírito é imortal e o corpo é temporário...

Eu pedi a Deus para me dar paciência, e Deus disse: "NÃO." Ele disse que paciência é subproduto da tribulação. Ela não é dada, é conquistada...

Eu pedi a Deus pra me dar felicidade e Deus disse: "NÃO." Ele disse que me dá bênçãos, felicidade depende de mim...

Eu pedi a Deus para dividir minha dor com ele, e Deus disse: "NÃO." Ele me disse que o sofrimento nos afasta de coisas mundanas e nos deixa mais perto d'Ele...

Eu pedi a Deus para fazer meu espírito crescer e Deus disse: "NÃO." Ele disse que devo crescer por meus esforços mas ele aparará minhas arestas para que eu frutifique...

Eu perguntei a Deus se ele me amava, e Ele me disse: "SIM, AGORA E SEMPRE..."

Eu pedi a Deus para me ajudar a amar os outros tanto quanto ele me ama, e Deus disse: "AH, FINALMENTE VOCÊ ENTENDEU..."

Onde está Deus? Pergunta o cientista, Ninguém O viu jamais. Quem Ele é? Responde às pressas o materialista: Deus é somente uma invenção da fé! O pensador dirá, sensatamente: - Não vejo Deus, mas sinto que Ele existe! A natureza mostra claramente Em que o poder do Criador consiste. Mas o poeta dirá, com segurança De quem afirma porque tem certeza: - Eu vejo Deus no riso da criança, No céu, no mar, na luz da natureza! Contemplo Deus brilhando nas estrelas No olhar das mães fitando os filhos seus, Nas noites de luar claras e belas, Que em tudo pulsar o coração de Deus! Eu vejo Deus nas flores e nos prados, Nos astros a rolar pelo infinito, Escuto Deus na voz dos namorados, E sinto Deus na lágrima do aflito! Percebo Deus na frase que perdoa, Contemplo Deus na mão que acaricia, Escuto Deus na criatura boa E sinto Deus na paz e na alegria! Eu vejo Deus no médico salvando, Pressinto Deus na dor que nos irmana, Descubro Deus no sábio procurando Compreender a natureza humana! Eu vejo Deus no gesto de bondade, Escuto Deus nos cânticos do crente, Percebo Deus no sol, na liberdade E vejo Deus na planta e na semente! Eu vejo Deus, enfim, por toda parte, Que tudo fala dos poderes seus, Descubro Deus na expressão da arte, No amor dos homens também sinto Deus! Mas onde sinto Deus com mais beleza, Na sua mais sublime vibração, Não é no coração da natureza, É dentro do meu próprio coração.

(Dr. Agnaldo Bahia Monteiro)



BENÇÃO IRLANDESA

Que a benção da luz seja contigo
- a luz exterior e a luz interior.

Que a santa luz do sol brilhe sobre ti
e aqueça teu coração até que ele resplandeça como um grande fogo de turfa e assim o forasteiro possa vir e nele se aquecer, como também o amigo.

que a luz brilhe de dentro de teus olhos,
como candeia colocada na janela de uma casa, oferecendo ao peregrino um refugio na tormenta.

E que a benção da chuva,
da chuva suave e boa, seja contigo.
Que ela tombe sobre tua alma
para que as pequenas flores todas possam surgir e derramar suavidade na brisa.

Que a benção das grandes chuvas
seja contigo, caindo em tua alma para lavá-la bem lavada, nela deixando muitas poças reluzentes onde o azul do céu
possa brilhar e, às vezes, uma estrela.

E que a benção da terra, da grande terra redonda, seja contigo.
Que sempre tenhas uma saudação amiga
aos que passam por ti ao longo dos caminhos.

Que a terra seja macia debaixo de ti
quando nela repousares, cansado, ao fim do dia; e, leve, ela descanse sobre ti quando, no fim, te deitares debaixo dela.
Tão leve ela descanse sobre ti,
que a tua alma cedo se liberte de seu peso,
livre e leve, a caminho de Deus.

E agora o Senhor te Abençoe
E, com todo seu Amor e bondade que ele te Abençoe.

( Desconheço o Autor )

Prece Árabe

Deus, não consintas que eu seja
o carrasco que sangra as ovelhas,
nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade
na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus!
Se me deres a fortuna,
não me tires a felicidade;
se me deres a força,
não me tires a sensatez;
se me for dado prosperar,
não permita que eu perca a modéstia,
conservando apenas o
orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários,
nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória quando bem sucedido
e nem desesperado quando sentir o insucesso.
Lembra-me que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

Ó Deus!
Faze-me sentir que o perdão é o maior
índice da força e que a vingança é prova de fraqueza.

Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.
Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.

E quando me ferir a ingratidão
e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E finalmente Senhor, se eu Te esquecer te rogo, mesmo assim, nunca Te esqueças de mim!

(Traduzido do árabe por Seme Draibe).


CONFIAI NO SENHOR


Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano.

Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada.

Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por esse livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas arvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.

Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos:

"Deus! Como é que o Senhor pode deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito dessa casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?"

Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo:

"Vamos rapaz?"

Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo:

"Vamos rapaz, nós viemos te buscar"

"Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?"

"Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante."

Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos.

Quantas vezes nossa "casa se queima" e nós gritamos como aquele homem gritou? Em Romanos 8:28 lemos que todas as coisa contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

Às vezes, é muito difícil aceitar isto, mas é assim mesmo.

É preciso crer e confiar!

(Desconheço o Autor)


Todo dia existe DEUS...


TODO DIA EXISTE DEUS...
num sorriso de criança,
no canto dos passarinhos,
num olhar, numa esperança.

TODO DIA EXISTE DEUS...
na harmonia das cores,
na natureza esquecida,
na fresca aragem da brisa,
na própria essência da vida.

TODO DIA EXISTE DEUS...
... no regato cristalino,
no pequeno servo do mar,
nas ondas lavando as praias,
na clara luz do luar.

TODO DIA EXISTE DEUS...
... na escuridão do infinito
todo ponteado de estrelas,
na amplidão do universo,
no simples prazer de vê-las.

TODO DIA EXISTE DEUS...
... nos segredos desta vida,
no germinar da semente,
nos movimentos da Terra
que gira incessantemente.

TODO DIA EXISTE DEUS...
... no orvalho sobre a relva,
na natureza que encanta,
no cheiro que vem da terra
e no sol que se levanta.

TODO DIA EXISTE DEUS...
...nas flores que desabrocham
perfumando a atmosfera,
nas folhas novas que brotam
anunciando a primavera.

Deus é capaz,
Deus é paz,
Deus é esperança.
É o alento do aflito,
o Criador do Universo,
da luz, do ar, da aliança.
Deus é a justiça perfeita
que emana do coração.
Ao perdoar quem ofende
Ele é o próprio perdão.

Será que você ainda não viu o rosto de Deus
no colorido mais belo
dos olhos dos filhos seus?
Deus é constante e perene. É divino!
De tal sorte que sendo essência da vida
é o descanso na morte...
Não há vida sem volta e não há volta sem vida...
A morte não é morte, é só a porta da vida.

TODO DIA EXISTE DEUS...
...No ciclo da natureza, neste ir e vir constante,
no broto que se renova, na vida que segue adiante,
em quem semeia bondade e em quem ajuda o irmão,
colhendo felicidade, cumprindo a sua missão...

TODO DIA EXISTE DEUS...
... no suor de quem trabalha,
no calo duro das mãos,
no homem que planta trigo,
no trigo que faz o pão.
Você pode sentir Deus pulsar...
dentro do seu coração!!!

(Desconheço a Autoria)

QUEM É O MAIS FORTE?


Dizem que o ferro é forte,
Mas o fogo derrete o ferro.

Dizem que o fogo é forte,
Mas a água apaga o fogo.

Dizem que a água é forte,
Mas o vento espalha a água.

Dizem que o vento é forte,
Mas a montanha espalha o vento.

Dizem que a montanha é forte,
Mas o homem derruba a montanha.

Dizem que o homem é forte,
Mas a morte derruba o homem.

Dizem que a morte é forte,
Mas JESUS venceu a morte.

(Desconheço a Autoria)
Caso você saiba o nome do autor,



ACALMA MEU PASSO, SENHOR!

Em meio às confusões do dia, dê-me a tranqüilidade das montanhas.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.

Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias, reduzir meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir minha música preferida.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar Tua voz.

Acalme meu passo, Senhor, e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.

Obrigada, Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me destes, pelo meu trabalho, pelos meus amigos e, sobretudo, pela Tua presença em minha vida.

(Desconheço a Autoria)


AVE MARIA

Ave Maria, tão pura
Virgem nunca maculada
ouvi a prece tirada
no meu peito da amargura.

Vós que sois cheia de graça
escutai minha oração,
conduzi-me pela mão
por esta vida que passa.

O Senhor, que é vosso Filho,
que seja sempre conosco,
assim como é convosco
eternamente seu brilho.

Bendita sois vós, Maria,
entre as mulheres da Terra
e vos'alma só encerra
doce imagem d'alegria.

Mais radiante do que a luz
e bendito, oh Santa Mãe
é o Fruto que provém
do vosso ventre, Jesus!

Ditosa Santa Maria,
Vós que sois a Mãe de Deus
e que morais lá no céus,
orai por nós cada dia.

Rogai por nós, pecadores,
ao vosso Filho, Jesus,
que por nós morreu na cruz
e que sofreu tantas dores.

Rogai, agora, oh Mãe querida
e (quando quiser a sorte)
na hora da nossa morte
quando nos fugir a vida.

Ave Maria, tão pura
Virgem nunca maculada,
ouvi a prece tirada
no meu peito da amargura.

Entregue suas dores
e alegrias a Maria...
Ela as entregará a Jesus ! ...
Confia na Mãe querida !
Que Nossa Senhora abençoe
você e sua família !

(Autoria: Fernando Pessoa)


O PODER DA ORAÇÃO

E de repente,
Um doente se curou,
Alguém perdoou ou pediu perdão,
Alguém abriu os braços, estendeu as mãos.

E de repente,
Uma mãe enlutada encontrou consolação,
Um órfão obteve a adoção
E no asilo houve visitas para o ancião.

E de repente,
Uma fera humana retraiu as garras,
Um arrogante considerou a humildade,
Um avarento doou com generosidade.

E de repente,
Um talento escondido aflorou,
A divina singularidade se expressou
E a beleza se fez com majestade.

E de repente,
Um triste deparou-se com a alegria,
Um faminto obteve o pão
E o aflito encontrou a solução.

E de repente,
Reconheceu-se um inocente,
No cárcere um culpado converteu-se
E alhures, alguém superou um vício.

E de repente,
Um trabalhador abençoou o ofício,
Um desempregado achou colocação,
Um lar reafirmou-se na união.

E de repente,
Fez-se paz e luz por toda a Terra,
E qual gigantesca onda, tudo permeou
E o "Verbo" por toda parte ressoou.

Foi um instante fugidio, clarão de um segundo.

É que neste átimo de tempo abençoado,
Alguém em alguma parte do mundo,
Abriu a alma para Deus com sinceridade

E OROU !
ORAÇÃO DA FÉ

(Silvana Duboc )

Que Deus te cuide

Que Deus te cuide com carinho,

que te indique o melhor caminho,

que te ensine sobre o verdadeiro amor,

que te perdoe quando preciso for.

Que Deus te dê asas para voar,

nos sonhos te ajude a pousar

mas, também, te mostre a realidade

que terás que enfrentar sem nunca, por nada, recuar.

Que Deus te dê forças para encarar

tudo aquilo que não tens como mudar

ou sequer adulterar.

Que Deus te dê saúde,

que teu corpo, por dentro, nunca mude

e que ao envelhecer tu possas dizer

que tua maior felicidade foi viver.

Que Deus te mostre com clareza

a grande e real beleza

de um jardim florido,

de um bom livro,

de uma poesia que fale de saudade,

de uma calma paisagem.

Que Deus te faça compreender

porque amanhece antes de anoitecer,

porque o sol se esconde quando a lua quer brilha

e porque o sol brilha quando ela vai descansar.

Que Deus te faça ver

que no sorriso de uma criança

mora toda a esperança que tanto precisas pra viver.

Que Deus faça de ti um ser sensível,

que seja capaz de chorar

sem jamais se envergonhar.

Que Deus possa te mostrar

que cada onda do mar

devolve tudo que ousa levar,

afinal não tem intenção de roubar

o que em terra deve ficar.

Que Deus te ensine sobre a dignidade,

sobre a força e a fragilidade,

sobre a coragem e a honestidade.

Que Deus te ofereça amigos verdadeiros

e que tu saibas cultivar

cada amizade que em tua vida Ele plantar.

Que Deus te ensine a fé,

que te faça crer em Jesus,

e que te permita aceitar

que por pior que seja a cruz

que tenhas que carregar

com o peso que teve a Dele nunca será.


Bom Dia !

Quando você se levantou pela manhã,
Eu já havia preparado o sol para aquecer o seu dia, e o alimento
para a sua nutrição.
Sim, Eu providenciei tudo isso enquanto vigiava o seu sono,
a sua família e a sua casa.

Eu esperei pelo seu bom dia, mas você se esqueceu.
Bem, você parecia ter tanta pressa que Eu perdoei.

O sol apareceu, as flores deram o seu perfume, a brisa da manhã o acompanhou, e você nem pensou que Eu é que lhe havia preparado tudo.

Seus familiares sorriam, seus colegas o saudaram, você trabalhou, estudou, viajou, realizou negócios, alcançou vitórias, mas você não percebeu que Eu estava cooperando com você e, mais teria ajudado se você me tivesse dado uma chance...
Eu sei, você corre tanto...
Eu perdoei.

Você leu bastante, ouviu muita coisa, vi mais ainda, e não teve tempo de ler ou ouvir a minha palavra. Eu quis falar, mas você não parou para ouvir. Eu quis até aconselhá-lo, mas você nem pensou nessa possibilidade.

Seus olhos, seus pensamentos, seus lábios seriam melhores. O mal seria menor e o bem muito maior em sua vida.

Você trabalhou, ganhou dinheiro, e não fez mais porque você não me deixou ajudar. Mas uma vez você esqueceu de mim...Se esqueceu de que Eu desejo sua participação no Meu Reino,
com sua vida e seu talento também.

Findou seu dia. Você voltou para casa. Mandei a lua e as estrelas tornarem a noite mais bonita para lembrar o Meu Amor por você. Certamente agora você vai dizer um obrigado e boa noite... Pssiu... Está me ouvindo? Já dormiu. Que pena ! Boa noite, durma bem. Eu fico velando por você.

Eu Sou
Jesus Cristo


A ORAÇÃO QUE EU ESQUECI

Senhor,
Proteja as nossas dúvidas,
porque a Dúvida é uma maneira de rezar.
É ela que nos faz crescer, porque nos obriga
a olhar sem medo para as muitas respostas
de uma mesma pergunta.
E para que isto seja possível,

Senhor,
proteja as nossas decisões,
porque a Decisão é uma maneira de rezar.
Dai-nos coragem para, depois da dúvida,
sermos capazes de escolher entre um
caminho e outro.

Que o nosso sim seja sempre um sim,
e o nosso não seja sempre um não.
Que uma vez escolhido o caminho,
jamais olhemos para trás,
nem deixemos que nossa alma
seja corroída pelo remorso.
E para que isto seja possível,

Senhor,
proteja as nossas ações,
porque a Ação é uma maneira de rezar.
Fazei com que o pão nosso de cada dia
seja fruto do melhor que levamos
dentro de nós mesmos.
Que possamos, através do trabalho e da Ação,
compartilhar um pouco do amor que recebemos.
E para que isto seja possível,

Senhor,
proteja os nossos sonhos,
porque o Sonho é uma maneira de rezar.
Fazei com que, independente de nossa idade
ou de nossa circunstância, sejamos capazes
de manter acesa no coração a chama sagrada
da esperança e da perseverança.
E para que isto seja possível,

Senhor,
dai-nos sempre entusiasmo,
porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar.
É ele que nos liga aos Céus e à Terra,
aos homens e às crianças,
e nos diz que o desejo é importante
e merece nosso esforço.
É ele que nos afirma que tudo é possível,
desde que estejamos totalmente comprometidos
com o que fazemos.
E para que isto seja possível,

Senhor,
proteja-nos, porque a Vida é a única maneira
que temos para manifestar o Teu milagre.
Que a terra continue transformando a semente
em trigo, que nós continuemos transmutando o trigo em pão. E isto só é possível se tivermos
Amor - portanto, nunca nos deixe em solidão.
Dai-nos sempre a Tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que têm dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam,
e vivem como se cada dia
fosse totalmente dedicado à Tua glória.
Amém.

(Autoria: Paulo Coelho)


SENHOR



Se um dia eu estiver
" cheio da vida" ,
com vontade de sumir, de morrer,
insatisfeito comigo e com o mundo em torno de mim...

- Pergunta-me, apenas, se eu quero trocar a luz pelas trevas...

- Pergunta-me se eu quero trocar a fartura da mesa posta, pelos restos que tantos vem buscar no lixo...

- Pergunta-me se eu quero trocar meus pés por uma cadeira de rodas...

- Pergunta-me se eu quero trocar minha voz pelos gestos...

- Pergunta-me se eu quero trocar o mundo maravilhoso dos sons pelo silêncio dos que nada ouvem...

- Pergunta-me, se eu quero trocar o jornal que leio e depois jogo no lixo, pela miséria dos que vão buscá-lo para fazer dele seu cobertor...

- Pergunta-me, se eu quero trocar minha saúde, pelas doenças incuráveis de tanta gente...

- Pergunta-me também, até quando
não reconhecerei as Tuas bênçãos, a fim de fazer de minha vida um hino de louvor e gratidão e dizer, todos os dias, do fundo de mim:

- Obrigado, Senhor! .

(Ernesto Coimbra.)


SENHOR...



Se eu não puder ser o que eu desejo,
Que eu seja o que desejas de mim.

Se eu não puder ser a árvore que dá frutos,
Que eu seja o arbusto que dá sombra.

Se eu não puder ser o rio que inunda a terra,
Que eu seja a fonte que dá de beber.

Se eu não puder ser uma estrela no céu,
Que eu seja uma luz que anima as esperanças.

Se eu não puder ser o teto que abriga a todos,
Que eu seja a porta que se abre a quem bate.

Se eu não puder ser o mar que liga os continentes,
Que eu seja o porto que recebe a nave.

Se eu não puder ser o bosque que floresce,
Que eu seja o pássaro que nele canta.

Se eu não puder ser a roseira carregada,
Que eu seja o perfume de uma flor.

Se eu não puder ser a melodia que enleva,
Que eu seja a inspiração de cada verso.

Se eu não puder ser o vento que arrebata,
Que eu seja ao brisa que acaricia.

Se eu não puder ser o livro que ensina,
Que eu seja a palavra que comove.

Se eu não puder ser a messe que promete,
Que eu seja o trigo que vai ser o pão.

Se eu não puder ser o fogo que incendeia,
Que eu seja o óleo que mantém a chama.

Se eu não puder ser a estrada que conduz,
Que eu seja o sinal que marca a direção.

Se eu não puder ser o rico que tudo pode,
Que eu seja o pobre que não nega nada.

Se eu não puder ser a chuva que irriga o solo,
Que eu seja o orvalho que umedece a flor.

Se eu não puder ser o tapete no palácio dos reis,
Que eu seja o agasalho na casa dos pobres.

Se eu não puder ser o sorriso que encanta,
Que eu seja a impressão que ele deixa.

Se eu não puder ser a felicidade que todos buscam,
Que eu seja feliz em ser tudo para todos.

Se eu não puder ser toda a bondade do mundo,
Que eu seja bom como todo o mundo espera.

Se eu não puder ser a eternidade,
Que eu seja o tempo em que tu nos falas.

Se eu não puder ser o amor que tudo começa,
Que eu seja o amor que faz chegar ao fim!

(Padre Orlando Ganbi)



O HORIZONTE

Certa vez uma pessoa
chegou no céu e queria falar com Deus, porque segundo o seu ponto de vista, havia uma coisa na criação que não tinha nenhum sentido. Deus o atendeu de imediato, curioso por saber qual havia a falha na criação.

- Senhor Deus, sua criação é muito bonita, muito funcional cada coisa tem sua razão de ser, mas no meu ponto de vista tem uma coisa que não serve para nada, disse aquela pessoa para Deus.

- E que coisa é essa que não serve para nada? perguntou Deus

- É o horizonte. Para que serve o horizonte? Se eu caminho um passo em direção ao horizonte, ele se afasta um passo de mim. Se caminho dez passos ele se afasta outros dez passos. Se caminho quilômetros em direção ao horizonte, ele se afasta os mesmos quilômetros de mim. Isso não tem sentido. O horizonte não serve para nada.

Deus olhou para aquela pessoa, sorriu e disse:
- É justamente para isso que serve o horizonte:
para fazer a pessoa caminhar!
Desconheço o Autor


Pai,
Que hoje eu possa saber fazer silêncio!

Que os maus pensamentos se calem
E que os meus ouvidos sejam surdos
Para más palavras e maledicências.

Que os meus olhos possam apenas enxergar o Bem
Em todas as coisas por pior que elas pareçam.

Que o meu ego se emudeça e se afaste
De julgamentos e condenações.

Que a minha alma se expanda e tenha compaixão
Por todos os seres vivos.

Que em meu silêncio eu veja que há tempo
Para fazer preces pelos que já se foram.

Que eu consiga perceber cada recado Teu
Através das Tuas criações.

Que eu compreenda que a Tua voz é a única que me
Sopra a Verdade nas 24 horas dos meus dias.

Que eu ouça em cada minúsculo ser
A grandeza da Tua obra.

Que eu perceba nessa Grandeza o quanto
És desprovido de orgulho.

Pai,
Que hoje eu possa saber fazer silêncio!

Que eu saiba calar na hora exata
E nessa hora lembrar-me de observar
Que na música da Vida
Só prevalece a Tua arte ...

E que em meio a qualquer som
Tu sempre soarás mais alto
E jamais hás de calar-Te.

Amém.

Tudo o que Deus faz é bom!

Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus.
Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade.
Em todas situações dizia:
- Meu Rei, não desanime, porque Deus é bom!
Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei.
O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita.
O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este:
- E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo.
O servo respondeu:
- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem!
O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço.
Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que viviam na selva.
Estes índios eram temidos por todos, pois se sabia que faziam sacrifícios humanos para seus deuses.
Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício.
Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vitima, observou furioso:
- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo!
E o Rei foi libertado.
Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença.
Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente
dizendo-lhe:
- Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande duvida:
Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu!?
O servo sorriu e disse:
- Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum! Portanto, lembre-se sempre: Tudo o que Deus faz é bom!

Desconheço o Autor.



PAI NOSSO

Será inútil dizer:
Pai Nosso, se em minha vida não ajo
como um filho de Deus,
pois fecho meu coração ao amor.

Será inútil dizer:
que estais no céu,
se os meus valores são representados
pelos bens da Terra.

Será inútil dizer:
SANTIFICADO SEJA O vosso NOME,
se penso apenas em ser cristão por medo,
superstição ou comodismo.

Será inútil dizer:
VENHA a nós O vosso REINO,
se acho tão sedutora a vida aqui,
cheia de coisas supérfluas e futilidades.

Será inútil dizer:
SEJA FEITA A vossa VONTADE,
se, no fundo, desejo mesmo é
que os meus sonhos se realizem.

Será inútil dizer:
PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS
A QUEM NOS TEM OFENDIDO,
se não me importo em ferir, injustiçar,
oprimir e magoar os que se
atravessam no meu caminho.

Será inútil dizer:
E NÃO NOS DEIXAI CAIR EM TENTAÇÃO,
se escolho sempre o caminho mais fácil,
que nem sempre é o caminho de Cristo.

Será inútil dizer:
MAS LIVRAI-NOS DO MAL,
se por minha própria vontade procuro os
prazeres materiais e tudo o
que é proibido me seduz.
Também será inútil dizer
AMÉM,
porque sabendo que sou assim,
continuo me omitindo e nada faço para me modificar.

(Edmilson Duarte Rocha)


PEGADAS NA AREIA

Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor,
E através do Céu, passavam cenas de minha vida.

Para cada cena que passava, percebi pegadas na areia;
Uma era minha e a outra do Senhor.

Quando a última cena de minha vida passou diante de nós,
olhei para as pegadas na areia,

Notei que muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis
da minha vida.

Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que,
uma vez que eu resolvi Te seguir,
Tu andarias sempre comigo, todo o caminho,

- Mas notei que nos momentos das maiores atribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas.

- Não compreendo...
Porque nas horas em que eu mais necessitava Tu me deixastes?

O Senhor respondeu :

- Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.

Quando vistes na areia apenas um par de pegadas,
foi exatamente aí que

EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS!


O BARBEIRO

Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia.
Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem, eles começaram a falar sobre Deus.
O barbeiro disse: - Eu não acredito que
Deus exista como você diz. - Por que você diz isto? - o cliente perguntou. - Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe.
Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas.
O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta, para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu.
Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia bem sujo e arrepiado.
Então o cliente voltou para a barbearia e disse :
- Sabe de uma coisa ?
Barbeiros não existem!
-Como assim eles não existem? perguntou o barbeiro.
-Eu sou um.
Não! - o cliente exclamou.
Eles não existem, pois se eles existissem não haveriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está ali na rua. - Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas.
Exatamente! - afirmou o cliente. É justamente isso. Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, pois é uma opção delas e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo.
Deus não prometeu dias sem dor; risos sem sofrimentos; Sol sem Chuva.
Ele prometeu força para o Dia; conforto para as lágrimas e Luz para o Caminho..."
Deus disse:

O nome do teu Anjo não tem importância.
Tu o chamarás simplesmente de ... Amigo!!!


Tem pão velho?

Vou contar-lhe um fato corriqueiro, que inesperadamente trouxe-me uma grande lição de vida.
Era um fim de tarde de sábado, eu estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:
- Dona, tem pão velho?
Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança.
Na adolescência descobri que pedir pão velho era dizer: - me dá o pão que era meu e ficou na sua casa.

Olhei para aquela criança tão nostálgica e perguntei:
- Onde você mora?
- Depois do zoológico.
- Bem longe, hein!
- É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer.
- Você está na escola?
- Não. Minha mãe não pode comprar material.
- Seu pai mora com vocês?
- Ele sumiu.

E o papo prosseguiu, até que eu lhe disse:
- Vou buscar o pão, serve pão novo?
- Não precisa não, a Senhora já conversou comigo!

Esta resposta caiu em mim como um raio.
Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor desta criança.
Deste menino de apenas 9 anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga.

Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor! Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem.

Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no coração.


Olhe para dentro de você

Se você está com olhos bem abertos, experimente fechá-los...
Agora abra-os somente para o lado de dentro. Chegou a hora de visitar por uns instantes seu mundo interior.

Passeie calmamente aí por dentro de você, detendo-se longamente às boas imagens que você tem guardadas.
Não há qualquer problema em visitar o seu arquivo, ou o seu velho baú, desde que seja para buscar inspiração no passado, alimentar e dar força ao presente. Atenha-se ao que de mais precioso você viveu.

Alguém especial vem se formando e se moldando pelo tempo e pela história desse tempo. Você é feliz pelo sonho de criança que você vem cultivando dia após dia, ano após ano.

Se quiser abrir os olhos, abra-os bem e procure revelar a criança que ainda brilha em você.Agradeça. A vida continua. Hoje vai ser mais um dia na construção da sua história.

As cenas do dia que começa também vão ficar marcadas, e você poderá visitá-las. Hoje você escreve mais uma boa página nessa história.

Está no ar a criança que você sempre preservará dentro de si. Coração aberto, sorriso pronto, abraço fácil, beijo sincero.
Na rua, no trabalho, em casa, todo mundo vai notar que está diante de alguém muito especial.

Carlos Drumonnd de Andrade

Justiça e misericórdia



Amigos, ao ligarmos a televisão, lermos um jornal, vermos algum filme,
ouvirmos alguma música, lermos certo livro, conversarmos com alguém, a maior probabilidade é de que vejamos e ouçamos acerca de fatos sobre violência, sensualidade, corrupção, egoísmo, guerras, ódios, etc.

Diante tais fatos alguns se alteram e clamam por JUSTIÇA!
Erguem a voz e afirmam com todas as letras que somente o rigor da lei e seu “braço forte” podem dar solução a tantos descalabros.

Observando, todavia, a quantidade de leis e a estrutura coercitiva do Estado somos levados a pensar: por que então mesmo em países onde há a pena de morte a criminalidade tem aumentado?
Mesmo no Brasil, onde há toda uma estrutura punitiva, a solução já chegou?

A fora os que apelam para uma Justiça Divina, que na visão deles deveria ser de castigo, ira Divina, o “Poder Divino esmagando os infiéis!”...

A verdade é que a Providência Divina age com sua justiça, mas é uma justiça com amor, com misericórdia.
Nosso Criador não castiga; a vida nos apresenta experiências visando nosso enriquecimento moral, intelectual, sentimental e espiritual.

Mesmo os momentos que a princípio nos parecem extremamente negativos têm lições importantes a nos ensinar.


Na sociedade deveríamos falar mais em educação, assistência à infância e às famílias, cooperação, solidariedade, fraternidade, auxílio aos mais fracos e desprotegidos. Portanto, diante tantos aspectos pessimistas que observamos no mundo, usemos mais de misericórdia, mesmo não deixando de buscar a justiça.

Jonas Nazareth


O preço de um resgate

Joãozinho, um garoto nada comportado, falava com sua mãe pedindo uma bicicleta nova, então ela decidiu que seria uma boa oportunidade para Joãozinho tomar consciência de suas atitudes e falou:

- Bem, Joãozinho, agora não é seu aniversário e nós não temos dinheiro para sair comprando qualquer coisa que você queira.
Que tal você escrever uma carta para Jesus e rezar para ganhar uma bicicleta?

Depois da conversa, sua mãe o mandou para seu quarto.
Ele pensou bastante e, finalmente, resolveu se sentar e escrever a tal carta.

- Querido Jesus: Fui um menino bonzinho este ano e gostaria de ganhar uma bicicleta nova. Seu amigo, Joãozinho.
Mas Joãozinho lembrou-se que, na verdade,Jesus sabia que tipo de menino ele era. Então, rasgou a carta e resolveu tentar mais uma vez.

- Querido Jesus: Tenho sido um menino legal este ano e acho que mereço uma bicicleta nova. Sinceramente, Joãozinho.
Bem, Joãozinho sabia que não estava sendo totalmente honesto.
Rasgou a carta mais uma vez e tentou novamente.

- Querido Jesus: Acho que fui um menino bonzinho este ano.
Posso ganhar uma bicicleta nova? Humildemente, Joãozinho.

Foi então que Joãozinho olhou para o fundo de sua alma, o que, aliás,era o que sua mãe queria desde o começo. Ele sabia que aprontava de montão e que não merecia nada.

Amassou a carta, jogou-a no lixo e saiu correndo para a rua. Ficou vagando sem rumo, meio deprimido, pensando no modo como tratava as pessoas e principalmente seus pais. Estava mortificado. Às tantas, estava em frente a uma igreja católica entrou, ajoelhou-se e meditou no que fazer.

Finalmente levantou-se e dirigiu-se para a saída, olhando todas aquelas estátuas... De repente, pegou uma santa pequenininha e saiu correndo em direção a casa dele, escondeu a santinha debaixo da cama e escreveu a seguinte carta:

- Jesus, estou com sua mãe. Se quiser vê-la novamente, traga minha bicicleta.

Assinado: você sabe quem.


Jesus Cristo

Naquela comunidade de franciscanos, frei Teófilo era o responsável pela sopa dos pobres. Todos os dias de manhã, ia recolher verduras e legumes na horta, trazia ossos do açougueiro da vila (para aproveitar o tutano) e depois preparava uma substanciosa sopa num grande caldeirão de ferro. Enquanto a sopa cozia, aproveitava para fazer um exercício devocional individual.

Muitos anos continuou ele nesse serviço e nesta devoção. Um dia, embora de olhos fechados em prece, percebeu uma luminosidade incomum no ambiente. Abriu os olhos e viu, rodeada por intensa luz, a figura viva do Cristo à sua frente! Instintivamente Teófilo se prostrou. Seu coração batia descompassadamente, ameaçando romper-se de alegria!

Mas seu arrebatamento foi interrompido: a campainha da porta da rua soou estridentemente, eram os pobres! Teófilo titubeou: -- Oh! Jesus! Como deixar esta revelação pela qual aspirei e esperei a vida inteira. E que direito têm os pobres de interromper este êxtase sublime?

Ergueu implorativo olhar, mas o Mestre apenas o observava, atentamente. A campainha tocou outra vez. Movido pelo dever, o frade suspirou, inclinou-se ante o Cristo e correu à cozinha. Tomou o caldeirão e a concha e dirigiu-se à porta. Os pobres já estavam nervosos. Teófilo os serviu pacientemente, mas ainda estava ansioso e emocionado.

Quando terminou sua tarefa, tornou à cozinha, deixou ali os apetrechos e olhou esperançoso para seu quarto: ainda estava esplendidamente iluminado!

Entrou: Cristo o esperava! Comovido e jubiloso ajoelhou-se e, então, o Mestre lhe disse:
- Teófilo, Eu me teria ido... Se tivesses ficado...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário